Construindo suas caixas

           Em primeiro lugar, você precisa ter em mente o seguinte: construir as suas próprias caixas é trabalhoso  e requer cuidados especiais. Caso você não tenha familiaridade com marcenaria, não faça. Algumas ferramentas, serra elétrica por exemplo, são perigosas e requerem muita atenção, até marceneiros experientes já sofreram acidentes por um descuido mínimo de segurança.

            O segundo passo é escolher o projeto ideal para o seu uso e calcular o custo do material. Bom, você precisa saber qual o preço da madeira, quantas chapas irá usar, o preço dos falante, drivers, cornetas, conectores, telas, forração interna e/ ou externa, cantoneiras, cola e parafusos.

            Para saber quantas chapas serão necessárias, pegue várias folhas de papel e desenhe um retângulo com o tamanho da chapa em escala. Uma chapa de compensado costuma ter 2,20m  por 1,60m, então desenhe um retângulo com 22cm por 16cm (escala 1:10). Agora você irá calcular quantas peças serão necessárias para construir as suas caixas. Quantas laterais, fundos, tetos, painéis e outras partes. Feito isso, você irá agrupar as peças de mesmo tamanho para cada chapa e aproveitará melhor o seu material.

            Um bom exemplo seria este, uma caixa simples e sem nada de especial e fictícia. Vamos as dimensões: 80m de altura, 50cm de profundidade e 40cm de largura. Lembre-se de considerar a espessura, neste caso 1,5cm (15mm).Quais são as peças necessárias para se construir duas caixas:

Peças Quantidades e medidas
Laterais 4 x 0,77m x 0,50m
Teto e chão (chame como quiser) 4 x 0,50m x 0,40m
Painel e fundo 4 x 0,77m x 0,37m

              Agora você faz a distribuição das peças no desenho( exemplo fora de escala, meramente ilustrativo):

0,77 x 0,50( L x A ) 0,40 x 0,50( L x A ) 0,77 x 0,37( L x A ) sobra
0,77 x 0,50 0,40 x 0,50 0,77 x 0,37
0,77 x 0,50 0,40 x 0,50 0,77 x 0,37
0,77 x 0,50 0,40 x 0,50 0,77 x 0,37

 

            Claro que, quanto mais complicada a caixa, mais difícil de se acertar a distribuição pelas chapas, mas é uma questão de prática. Guarde sempre esse mapa de distribuição caso queira fazer mais caixas no futuro.

            Outra utilidade desse mapa é se você não tiver como transportar uma chapa inteira e não tem um bom espaço para cortá-la, algumas madeireiras podem fazer o corte. Algumas não cobram para dividir em duas ou três partes, MAS PEÇA PARA CORTAR NA MEDIDA CERTA!!!!!

            Antes de começarmos a construção propriamente dita, você precisa organizar o seu material e o espaço. Você precisará de, no mínimo, uma serra tico-tico elétrica, furadeira, martelo, chave de fenda e régua (ou algo que sirva como).  Agora, se você tem lixadeira, plaina, tupia e mais ferramentas, maravilha!!!! Terá um acabamento melhor.

            Separe o material necessário para a caixa: falantes, corneta, tweeters, divisor de frequência,  revestimento interno, duto, e material para o acabamento (tinta, carpete ou outro material). Caso queira usar folheado, fórmica ou similar, lembre-se que irá precisar definir um padrão de montagem para não ter problemas depois. Por exemplo: E agora, como eu ponho isto aqui?

             No caso deste exemplo, após cortar as peças, verifique as medidas de todas e faça uma pré-montagem apenas para verificar se tudo está correto, use pregos somente para manter a estrutura firme enquanto testa os excaixes. Feito isso, lixe todos os pontos de corte  o mais perfeito possível. Antes de iniciar a colagem e fixação, defina como irá fixar o painel frontal. Você poderá usar uma armação de sarrafo na parte interna da caixa para depois de montar a estrutura, fixar o painel nessa armação. Obviamente você deverá fazer primeiramente os cortes para os falantes e duto e já instalar e fixar o duto na seu devido lugar antes de fixar o painel.  

            Agora é só partir para a montagem definitiva, faça os furos necessários para a fixação. Aproveite os pregos de pré-montagem para guiar a sua fixação. Passe a cola no local, una as peças e comece a parafusar. Quando tudo estiver no lugar, você pode partir para o acabamento. Se você for usar um acabamento que precise de cola de contato (cola de sapateiro), faça isso em local aberto e com máscara!!! É um produto tóxico e não se deve inalar em demasia. Se você quiser ficar doidão, fique doidão com o som da caixa!!!! Não faz nenhum mal a sua saúde e é muuuuiiiito mais viajante.

             Pronto, agora é só colocar o revestimento interno, fazer as ligações dos falantes no divisor e fixar os falantes na caixa. E a parte mais importante: ouvir!!! 

 

Outras dicas

O começo
Discos, equip. e outros
Conexões
Construindo suas caixas
Cuidados e manutenções
Crossover: para que serve?

Atenção!

 

Se você quiser usar algum texto daqui, fique a vontade.   Mas cite a fonte.

 
 
 
 
 
 
 
 

Anterior      Voltar      Próxima